quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre a Vida




Refletindo sobre o que a vida realmente é: uma dádiva da natureza. Para aqueles que acreditam num Ser que a tudo antecede, e que criou a própria natureza, ela é uma dádiva desse Ente. Mas uma dádiva da qual dispomos por apenas algum tempo, sobre a duração da qual não temos a menor ciência e nos é dado apenas o prazer de usufruí-la. Algumas pessoas podem aproveitá-la por mais tempo do que outras, mas todos teremos que deixá-la um dia. Não há exceção e a vida é uma só, não se justifica desperdiçá-la. Alguns, como eu, não enxergam a vida como exercício para um devir, uma passagem para o além, mas como um fim em si mesmo. Todos nossos recursos mentais e organizacionais devem ser voltados para o bem estar e a saúde da vida terrena. Neste caso, egotismo deixa de ser condenável, passa a ser uma virtude. Uma existência hígida, honesta e ativa deve ser o escopo de todas nossas ações. Portanto, num período tão curto seria no mínimo trágico deixar que nossas mentes sejam tomadas pelo veneno das amarguras e da ira. Tais armadilhas desviam nossa energia da finalidade última que é aproveitar melhor nossas vidas e torná-la construtiva, não só para nosso deleite, mas contribuindo para tornar a passagem dos outros pelo Planeta, algo agradável também. A vida se justifica plenamente se vivermos com a mente aberta e atentarmos para o direito que todos têm de viver a seu modo. Não nos é dado o poder de sermos donos da verdade, mas, sim, apenas a faculdade de sermos felizes, e isto é o suficiente. Quando nos formos, o valor de nossas vidas individuais será calculado pelo bem que tenhamos feito aos demais seres enquanto partilhamos este Planetinha azul, e não pelos bens materiais que tenhamos acumulado. JAIR, Floripa, 16/10/11.

12 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Pois é, Jair, também penso que temos uma vida e a ser vivida aqui. Sobre outra, de nada sei, portanto a canalização da generosidade, da amizade, do amor e do bem que pudermos fazer é aqui e agora. Tudo o que fizermos reverterá a nosso favor e aos que nos rodeiam. A vida é o bem maior que recebemos e temos como obrigação lutarmos pela felicidade.

Grande abraço.
Tais

Leonel disse...

Sábias reflexões sobre a vida!
Somos apenas células de um organismo chamado humanidade, e assim, como foi citado, nossa contribuição deve ser contabiizada pelo que doamos ao todo!
Nesse contexto, nossa individualidade perde seu sentido...
Excelente post, Jair!

R. R. Barcellos disse...

É gratificante ver que crenças divergentes sobre assuntos transcendentais conduzem pessoas de bem às mesmas atitudes perante o viver. Pena que tanta gente estrague suas vidas discutindo motivações ao invés de buscarem resultados.
Abraços, amigo.
PS: Você notará que falta, na imagem de rosto do Sete Ramos, o seu livro. Ele está emprestado, e será devidamente entronizado no futuro.

MARILENE disse...

Grande verdade. Mesmo tendo concepção diversa, no tocante à continuidade da vida, suas ponderações têm excelência. De toda forma, vida é vida e sua efemeridade é indiscutível. Assim, para que acumular bens se não são utilizados de forma "bendita"? A partilha, o bem comum, a preocupação com o outro, o respeito, a dignidade... devem ser demonstrados aqui.

Bjs.

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

A Vida é um presente que Deus deu aos seus filhos queridos e Deus espera que este presente seja recebido com muita alegria.
Tudo que pensamos e sentimos volta a nós na mesma medida. Inteligente reflexão, mas não podemos esquecer que o nosso Espirito é Imortal ele vive muito além da própria Vida.
Parabens voce é um Mestre na escrita.
Abraços: Heudes.

Professor AlexandrE disse...

Ótimo texto que incita a reflexão necessária sobre a importancia de uma vida 'bem' vivida!
Parabéns...

Abraços!

Daniela disse...

Lindo texto e exemplo!! Eu te admiro muito como enxerga a vida, como a vive, e principalmente como transmite todo o conhecimento que você adquire dela!! E que são inúmeros!!!

Arraes disse...

Talento robusto!

Maria Rodrigues disse...

Jair, a vida é um dom que nos foi concedido e infelizmente muitas pessoas apenas passam pela vida não a vivem, esquecem que fazemos todos parte de um Todo.
Beijinhos
Maria

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jair,
o que é a vida? Esta pergunta embala os humanos a milênios. Na tradição judaico-cristã talvez ao interrogação primeira tenha surgido quando Caim vê Abel inerte. Hoje ela esta presente em diferentes dimensões nas discussões religiosas, filosófica, científica e mesmo no vitalismo ainda reminiscente no pensamento mágico.
Quando começa a vida de um ser humano? Esta questão tem sido entrave nas experiências com células tronco.
Poderíamos, em cima de tuas trazidas, muito bem posta estender discussões.
Obrigado por fazer-nos (re)pensar posições.
Com estima

attico chassot
http://mestrechassot.blogspot.com

Camila Paulinelli disse...

Olá,

Uma pena nao podermos viver mais. Gosto tanto de viver e tiro proveito tanto da vida, que fico sempre curiosa se nao tem como dar uma esticadinha após seu termino. Felicidade para mim eh o pivô da minha vida. Faço tudo pra roda girar redonda. Beijos da nora,

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Jair,
Vim curiosa ler esse seu post, mas vi que já havia lido e comentado. Continuo com a mesma ideia, o mesmo pensamento.
Faz tempo...rs