terça-feira, 12 de janeiro de 2010

TORQUEMADA - VIDA E MORTE DE UM MONSTRO


Em uma época em que o poder religioso confundia-se com o poder real, o Papa Gregório IX, em 20 de abril de 1233 editou duas bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica que perseguiu, torturou e matou na fogueira milhares de seus “inimigos”, ou quem ela entendesse como inimigo, acusando-os de hereges, por vários séculos. Um dos mais temíveis representantes da Inquisição foi Tomás de Torquemada, figura maldita que serviu de modelo para Sade criar seus personagens degenerados. Parece um caso típico de criatura que superou o criador, neste caso, em crueldade. Padre católico, de vida sexual mal resolvida, - tinha amantes de ambos os sexos e era chegado a uma perversão, inclusive com animais, defuntos e crianças - nascido em Valladolid, Espanha, principal organizador da Inquisição espanhola. De origem judaica e sobrinho do cardeal Juan de Torquemada. Nomeado como inquisidor e prestigiado pela rainha Isabel de Castela, este clérigo psicopata promoveu uma feroz caçada contra bígamos, aleijados, agiotas, judeus, mouros, conversos, bruxas, homossexuais e cegos. Movido por um ódio inexplicável a tudo que não fossem os cânones da doutrina, espalhou terror por toda Espanha, mandou para a fogueira mais pessoas que qualquer um dos demais inquisidores. Instalado em Ávila onde ficou até sua morte, promulgou (1484) os 28 artigos que orientavam os inquisidores no julgamento de crimes contra a ortodoxia da igreja, autorizou a tortura para obter evidências caso o acusado se recusasse a confessar, baseado no princípio que o denunciado era culpado a priori. Célebre pelo fanatismo religioso e desumanidade, seu nome tornou-se símbolo da temível instituição e chegou a ofuscar o poder real. A sua ferrenha atuação acabou fazendo com que sua fama percorresse os quatro cantos da Espanha e inquietou o próprio Vaticano, este preocupado não com a maldade do inquisidor, mas sim que sua fama lhe concedesse poder que viesse a rivalizar com o poder Papal, uma espécie de anticristo espúrio.
Geralmente baseado em denúncias sem qualquer fundamento, oriundas de desafetos ou inimigos pessoais, os investigados eram presos e submetidos a interrogatório nos calabouços da Inquisição. Nos processos da inquisição a denúncia era prova de culpabilidade, cabendo ao acusado provar sua inocência. O acusado era mantido isolado; ninguém, a não serem os agentes da Inquisição, tinha permissão de falar com ele; nenhum parente podia visitá-lo. Geralmente ficava acorrentado.
Enquanto os açoitamentos e torturas eram deflagrados, principalmente em crianças acusadas de bruxaria, Torquemada passava o tempo sussurrando as suas preces e se masturbando, ato sexual que lhe dava prazer, porquanto era tido como molestador de crianças e sádico. Não afastada a hipótese que tinha orgasmos múltiplos. Segundo alguns documentos, os interrogados tinham as unhas arrancadas, a pele marcada com ferro em brasa, os dedos e olhos perfurados, articulações esmagadas, às vezes eram eviscerados vivos. Mulheres acusadas de bruxaria eram despidas e vasculhadas em todos os orifícios para que fossem encontradas marcas de símbolos diabólicos. Os acusados eram submetidos a instrumentos especialmente concebidos para fins de tortura a mais cruel como garrote, máscara da infâmia, esmaga joelhos, pêndulo, mesa de evisceração e outros que hoje são encontrados em museus da Espanha e de outros países europeus. Ao longo de uma vida toda dedicada a esse tipo de atividade, Torquemada acabou sendo visto com certa desconfiança pelos dirigentes religiosos da época. Segundo estimativas, através de seus métodos de investigação, cerca de 8 mil pessoas teriam sido condenadas à fogueira e milhares de outras tiveram seus bens saqueados e foram banidas para sempre. Após ignorar os pedidos de moderação da Igreja, foi afastado de suas funções em 1490.
Quatro anos depois acabou morrendo na clausura de um convento na região de Ávila. Consta que, em seus últimos dias, vagando pelos corredores do monastério como uma alma impenitente, era acometido de delírios onde evocava os nomes de suas vítimas enquanto se masturbava. Se esse degenerado vivesse nos dias de hoje forçosamente seria classificado como serial killer que, por injunções históricas e religiosas, teve nas mãos meios legais e facilidades para dar vazão a seus instintos bestiais; poderia, também, ser comparado a Heinrich Himmler da Alemanha nazista, com o agravante de ter sido pedófilo com grau de perversidade jamais registrado na história. O personagem Jacques, “A besta Humana” de Émile Zola, não passa de uma criança da pré escola que roubou o pirulito de outra, frente a esse monstro inominável. Mas, ainda assim, existem fundamentalistas católicos que desejam sua canonização, consideram-no um santo que depurou a igreja de seus detratores e blasfemos. JAIR, Floripa, 12/01/10.

31 comentários:

Anônimo disse...

PÔ !!!!!!!!!!!!!! Gallo Velho, esta bosta me assusta até hoje. Bela pesquisa e excelente artigo.

Fabio

angela disse...

Nojento esse cara. Doentes e perversos os que o admiram, justificativas racionais sempre se encontram, o diferencial é se elas são tem amor ou opdio em sua construção.
Um feliz 2010 e que continue com esse seu blog bonito.
beijo

Carlos Ricardo Soares disse...

Estejamos atentos para que monstruosidades destas, que foram tão frequentes, embora nos pareça incompreensível que tenham acontecido, como o Holocausto dos nazis, não se repitam com a nossa complacência ou ignorância.

Leonel disse...

Episódios revoltantes, como esses casos da Inquisição, é que me fazem questionar certos aspectos da fé religiosa. Estes "ventríloquos" do ser supremo, que tudo podem sobre os mortais,são assustadores e volta e meia surgem, seja em posições privilegiadas como o maníaco Torquemada, ou (felizmente) ao nosso lado, conversando e defendendo o fundamentalismo de sua fé!
Eu defendo a posição de que todos tem o direito de ter a sua fé ou até de não ter fé, desde que respeite também a crença ou descrença dos outros.
Se agirmos assim, estaremos inviabilizando o surgimento de aberrações como Torquemada e a Inquisição Espanhola!

Ruy disse...

Um pouco tardiamente, tipo mais atrasado que bago de porco, venho aqui pontuar sobre o tema “Inquisição” que vc postou no teu blog. Vejo que vc fez um boa pesquisa e se internalizou no assunto pra escrever esse texto que considero muito bom.

Anônimo disse...

creén aún santo a esta escoria?!!!! qué ignorantes y sinicos.
gracias por la información.
un abrazo

Assis disse...

Pois é. Esse tal de TORQUEMADA era completo. Era completo nas maldades e nas pervesidades. Eu como sou espiritualista, digo que tudo isto que aconteceu não irá passar em branco. Aqui é um bom lugar para praticarmos o nosso aperfeiçoamento. Vamos observar. Pois frequenemente passa um Torquemada pela nossa frente.
Valeu Jair! Você continua brilhando com os seus assuntos colocados aqui. Abraços.

' Di Tarso ' disse...

Retribuindo a visita ;)

Anônimo disse...

Caramba, que sujeito pérfido! Me lembrou aquele Papa, de séculos depois desse cara que você falou, Alexandre VI. Era um tremendo cão também, fazia sexo com a própria filha, envenenava cardeais, mandava matar desafetos... episódios e personalidades que a Igreja Católica nunca vai apagar.

Unknown disse...

DEPOIS DE LER E RELER, TENHO SO 1 COISA A DIZER:
- VOCÊ É 1 ALQUIMISTA, QUE FAZ AS PESSOAS VOLTAREM P DENTRO DE SI E SE REENCONTRAR, ASSIM QUE VEJO VOCE.
OBRIGA POR TUDO,NAO SABES O BEM QUE ME FAZ,
BJO GRANDEEEEEEEEEEEE.

Anônimo disse...

Obrigado por este pequeno esboço do que foi a vida do frei Juan de Torquemada. Só há um senão, e é que não fazes nenhuma citação de onde tiras essas informações, isso daria maior veracidade ao que aqui dizes. Abraço. Bufalo

MAURICIO disse...

Devemos pedir a DEUS por esse espirito,equivocado que foi,com certeza esta colhendo o que erradamente plantou em nome de Deus. Mauricio.

Anônimo disse...

Pelo que me consta, esse PSICOPATA já foi, de há muito, canonizado santo! Ou estou enganado?!

Anônimo disse...

Aos que pedem ao ilustre Blogueiro provas do que escreve, HÁ INÚMEROS LIVROS SOBRE A INQUISIÇÃO CATÓLICA E A INQUISIÇÃO ESPANHOLA, SENDO QUE AMBAS PRECISAVAM DA AUTORIZAÇÃO DO PAPA, através das famosas "bulas papais". Lí "A INQUISIÇÃO", de Michael Baigent, e fiquei estarrecido não só com o texto, mas com as fotos e desenhos dos calabouços e instrumentos cruéis de tortura, tudo absolutamente verídico, digno de fé.

Unknown disse...

Márcio Alves
Incrível, vi este terrível nome numa pregação do Pastor Marcos Feliciano e decidi pesquisar, sobre um museu vi também no Jornal Hoje, só que passa despercebido essas coisas, indico aos meus amados irmãos As Catacumbas de Roma de Benjamin Scott, contudo a cidade dos sete montes junto com a mãe das prostitutas serão destruídas os que se embebedaram com o sangue dos santos serão destruídos e não se achará mais o seu ligar em nome do Senhor Jesus.

Aline Ferreira disse...

De acordo com o Romance: SOB AS CINZAS DO TEMPO relatado pelos espíritos de Carlos A. Baccelli e do Dr. Inácio Ferreira, livro Espírita Kardecista que aliás, recomendo, Tomás de Torquemada realmente foi um monstro em vida, e, após mais de 400 anos vagou pelo orbe comandando ainda uma legião de adeptos e atormentando inimigos pessoais. Até que reencarna como um verdadeiro "monstro" fisicamente, devido às suas deformações fisiológicas e anatômicas. Muito triste sua situação. Abençoado seja ele assim como todos nós.

Anônimo disse...

LÍ O LIVRO "SOB AS CINZAS DO TEMPO" E FIQUEI IMPRESSIONADA COM A SITUAÇÃO DO "MONSTRO" TORQUEMADA, REENCARNADO EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS... ACREDITO QUE PRECISARÁ MILHARES DE REENCARNAÇÕES, PARA MELHORAR SUA CONDIÇÃO ESPIRITUAL! QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSA CRIATURA.

Berto disse...

Já tinha lido a respeito da inquisição,tanto espanhola quanto portuguesa,tive oportunidade de visitar o museu dos horrores na Espanha,gente o que esses monstros que se julgam porta vozes de CRISTO fizeram, só têm paralelo com o genocídio judeu, as atrocidades do Kmer vermelho, e ainda cogitam a santidade deste crápula!!Se acontecer, renego minha fé católica!Berto

Torres disse...

Ainda temos Torquemadas em tempos atuais. George Bush, Beny amin Netanyahu etc O desequilib brio de tantos permanece aí. Jo vens armados invadem escolas nos EUA, no Brasil, pasmem e agora no Canadá. Os fanáticos falam q é o Diabo, dominicanos modernos sem batina, pastors ignorantes que falam mais de Moisés,Josué(q assassino,David, Salomão,Elias e fazem pequenas citações do Evan gelho(Boa Nova)deixando Jesus em segundo plano. Na falta religião q sobram por aí,falta é Deus nos corações e nas famílias para edu carem as crianças e jovens. Se a uma planta cuidamos até q se for ne firme e viçosa, por que uma criança deve ser largada, sem ru mo, sem cultura e bia moral? Aí, valeu!

Isabella disse...

Não existe na igreja católica nada referente a canonização desse monstro. A igreja não aceita esse tipo de arbitrariedade hoje! O que vc escreveu é fruto da sua imaginação doentia e não existe fundamento algum.

Unknown disse...

Esse monstro encontra-se trancado e vigiado pela proteção divina.
Precisamos pensar em todas nossas ações,para q tenhamos energias boas em volta da terra,para q o mal não ganhe força, e q sejamos protegidos de tão energia negativa de seres ainda sem esclarecimentos.
Uma linda vida pra todos.
Dani

Anônimo disse...

Engraçado, em 2010 o povo estava aqui implorando para que essas monstruosidades não se repetissem mais, e hoje em 2017 o povo está idolatrando pessoas com a mesma linha de pensamento que esse padre monstruoso, a própria igreja católica chama ele de homem santo defensor da fé,temos cura gay, o machismo crescendo,a volta da censura, pessoas afirmando que a terra é quadrada apenas para justificar a fé, isso tudo em apenas sete anos. É, a igreja percebeu que com o advento da internet móvel ela estaria ameaçada, já que as pessoas teriam acesso a sua podridão com apenas um clic e achou um jeito muito cínico de contornar isso, que jeito foi esse? O de acusar todos os professores universitários de comunistas e acusá-los de tentar doutrinar os jovens. E isso tudo unido aos evangélicos!!

Anônimo disse...

Quanta desinformação e ódio!

Sim agora é só sair por aí matando os católicos e está tudo resolvido!
E mais fácil se encher de ódio e sair por aí como um touro vendo tudo em preto e branco, vendo bons e maus, "nós e eles".

Mas saiba que a história não é tão simples assim:

Hitler não matava apenas os judeus, sabia?
Judeus também perseguiram e mataram "não judeus"
Cristão perseguiram e mataram "não cristãos", etc....
Negros africanos VENDERAM negros de outras tribos para os portugueses.
Zumbi dos Palmares tinha escravos.
Bill Gates usa um celular que não tem Windows.
Neo-Nasistas Alemães descriminam os Neo-Nasistas Latino-americanos.
Tche Guevara era contra os gays.

Ah!, e o Papai Noel não existe.

Eros S. Silva disse...

Após séculos o que chamam de inquisição é facilmente identificado como genocídio.

Unknown disse...

Sem comentarios...

Unknown disse...

se a inquisição fosse hoje, as vitimas seriam os umbandistas,candomblecistas e kardecistas, pois, muitas igrejas que se dizem cristas discriminam as crenças espiritualistas.

Eunápio disse...

Apenas por curiosidade: leiam Sob as Cinzas do Tempo

Anônimo disse...

Não esqueçamos das atrocidades provocadas por Stalin
.....
...Holomodor na Ucrânia...nao é mencionada em filmes ,não aparecem documentários a respeito.....12 milhões de pessoas torturadas....morrendo de fome.......e o ( grande líder) é reverenciado até hj.......o holocausto judeu perto do que ocorreu na Ucrânia..e apenas uma questão de estatística....como dizia Stalin.....uma morte e uma tragédia......um milhão e estatística.......

Tess disse...

A igreja católica é a instituição mais criminosa do mundo! Esse fulano com certeza já reencarnou e para penar. Muito! Uma besta!
Um dia o Vaticano vai cair. Já faltou mais, pena demorar tanto!

Anônimo disse...

Parabéns Jair! A igreja Católica errou muito mesmo dando continuidade a perseguição romana,a ponto do Papa pedir que parassem com o mar de sangue!Imagina vc está trabalhando no engenho com sua família e de repente são levados do seu lar aqui no Brasil para serem torturados e mortos na fogueira pelos fanáticos de Portugal! Famílias judias inteiras extintas pelo fanatismo cristão! Torquermada era um psicopata! E reencarnou em Napoleão,Hitler entre outros mais!

Anônimo disse...

Torquermada era verdadeiramente um dos anticristo da época!