domingo, 4 de dezembro de 2011

Helicóptero invisível

Concepção artística de um helicóptero stealth




O arredondado corpo de metal de um avião é muito bom em refletir sinais de radar, e isso facilita encontrar e rastrear aeronaves através de equipamentos eletrônicos. O objetivo da tecnologia stealth é fazer com que um avião se torne invisível ao radar inimigo. Há três maneiras diferentes para criar essa invisibilidade, duas são passivas: O avião pode ser moldado de modo que os sinais são refletidos para longe do equipamento receptor de radar; e o avião pode ser coberto com materiais que absorvem os sinais eletrônicos. E uma é ativa: O avião alvo emite sinais que confundem o radar, esta é chamada contra medidas eletrônicas.
A maioria das aeronaves convencionais tem forma arredondada porque esta as torna aerodinâmicas, mas, em contrapartida, também cria um refletor de ondas muito eficiente. A forma redonda significa que não importa onde o sinal de radar atinge o avião, sempre uma parte do sinal é refletida de volta. Pelo princípio de reflexão que estabelece que o ângulo de saída é o mesmo que o de incidência, sempre haverá superfícies cujo ângulo é favorável ao aparelho que emitiu o raio. Um avião stealth, por outro lado, é composto de superfícies totalmente planas e as bordas muito afiadas. Quando um sinal eletrônico atinge um avião stealth, o sinal reflete fora do ângulo de retorno. Em geral os aviões stealth incorporam todas as tecnologias, formas retas, materiais mau refletores de sinais e aparelhos que emitem sinais falsos.
A tecnologia stealth que foi desenvolvida para tornar aeronaves de bombardeio como o B2, invisíveis ao radar do inimigo, jamais havia sido empregada em helicópteros, porquanto estes, devido sua aerodinâmica compelxa e pás de sustentação ruidosas, não eram considerados passíveis de serem modificados para evitar detecção. Fazendo uma analogia, transformar um helicóptero em stealth era como disfarçar uma bicicleta dentro de um saco. Parece que isso mudou, um projeto ultra secreto dos EUA agora se tornou conhecido.
Helicópteros invisíveis são helicópteros que incorporam a tecnologia stealth para evitar detecção. Nos últimos anos, surgiram projetos para lâminas dos rotores que podem reduzir significativamente o ruído, que é uma questão importante para o uso clandestino de helicópteros. Um ataque no complexo de Osama Bin Laden maio 2011 utilizou dois UH-60 Black Hawk, fortemente modificados para as chamadas operações silenciosas e empregando tecnologia stealth para ser menos visível ao radar.
Uma equipe de elite de SEALs da Marinha dos EUA executou o ataque ousado que eliminou Osama Bin Laden, os comandos foram capazes de se deslocar silenciosamente graças ao que os analistas de aviação dizem ser helicópteros top secret, nunca antes vistos, helicópteros Black Hawk modificados e mantidos em segredo até para as tropas que eram conduzidas por eles.
No decorrer da operação que custou a vida do líder da Al Qaeda, um dos dois helicópteros Black Hawk, que transportava uma das equipes de SEALs que atacou a casa fortaleza paquistanesa de Bin Laden bateu com a cauda num dos muros do complexo e foi forçado a fazer uma aterragem forçada. Com o helicóptero inoperante, no final da missão os SEALs destruíram-no com explosivos para evitar que seus segredos caíssem em mãos inimigas.
Mas fotos dos restos que sobreviveram à explosão - a seção da cauda do avião, com modificações estranhas, que acabou ficando do lado de fora do muro – despertaram a curiosidade de analistas militares sobre um programa de helicóptero stealth que até então só existia através de rumores. A partir de um boom de cauda modificado a fim de provocar redução de ruído com um dispositivo que cobre os rotores traseiros e um material de alta tecnologia especial semelhante ao usado em caças stealth. Especialistas do Departamento de oficiais da Defesa e do Instituto Lexington disseram que esse helicóptero não se parece com nada que eles tenham visto antes.
"Esta é uma primeira vez", disseram. "Você não saberia que eles estão vindos diretos para você. E é isso que é importante, porque estes chegam rápidos e em baixa altitude, e como não fazem ruído, você não pode reagir até que seja tarde demais ... Isso foi claramente parte do sucesso".
Além das modificações de redução de ruído, um ex-aviador de operações especiais do Exército disse ao The Times que a forma geral do que restou da aeronave acidentada - os ângulos ásperos e superfícies planas mais comuns a jatos stealth – é uma prova cabal que era uma versão modificada variante do Black Hawk. Um alto funcionário do Pentágono disse à ABC News que o Departamento de Defesa "absolutamente não" comentaria sobre qualquer coisa relativa ao helicóptero destruído.
Vizinhos de Bin Laden em Abbottabad, Paquistão, disseram à ABC News que na noite de domingo (01/05/2011) por ocasião do ataque, não ouviram os helicópteros, até que estes estivessem diretamente em cima da casa de Bin Laden. O supressor de ruídos do rotor de cauda, juntamente com um design especial das pás do rotor principal, suprimindo o ruído de batimento característico dessas máquinas, permitiu uma aproximação do alvo quase imperceptível. Bill Sweetman, editor e chefe da Defense Technology International, resumiu: "Helicópteros fazem um som percussivo muito distinto do rotor que é causado pelo batimento de suas pás e se você conseguir diminuir a intensidade desse ruído de modo a misturar com o som ambiente, é claro que se fará um ruído muito menos audível e com muito mais chances de se integrar em qualquer ruído de fundo".
Claro que além desse ruído indistinto, as formas retilíneas do corpo da máquina juntamente com outras medidas não conhecidas, tornam os Black Hawk modificados helicópteros invisíveis de máxima letalidade numa batalha.
Desde março de 2011, a FAB possui um esquadrão de Black Hawk normais baseados em Santa Maria no RS. JAIR, Floripa, 06/11/11.


3 comentários:

Professor AlexandrE disse...

Ótimo texto... Pude aprender muito sobre conceitos da aviação militar que até então eu desconhecia...
Parabéns pela alta qualidade de suas postagens meu Nobre Colega...

Abraços Fraternos!

Leonel disse...

Ótima aula sobre o conceito stealth, Jair!
Aliás, você é mesmo a pessoa adequada para isto!
Mas, quer dizer que, "para variar", nossos amigos americanos fizeram m...naquela operação do Bin Laden e perderam um helicóptero secreto?
Com tantos recursos, já imaginou se tivessem também competência?
Valeu, amigo!
Um abração!

Volúzia disse...

Muito interessante, quase ninguém ouviu falar dessas máquinas invisíveis. Parabéns pela qualidade dos assuntos que você aborda.