domingo, 8 de agosto de 2010

Ser Pai



Ainda que não tenha, por nove meses, gestado o filho na barriga; ainda que não tenha passado pela, às vezes dolorosa, experiência do parto; ainda que não tenha, durante noites mal dormidas, amamentado o rebento cuja co-autoria é sua; ou ainda até que, biológicamente, não tenha contribuído com a formação daquele indivíduo, ser PAI, igualmente como aquela que por tudo isso passou, é ser tão responsável pelo filho que veio ao mundo, como a mãe mais dedicada e amorosa.

Mais do que provedor, o PAI é o esteio da família, é o pilar mestre que sustenta a estrutura familiar e lhe dá suporte; é a referência na qual os filhos se espelham para nortear suas decisões; é o farol que ilumina o caminho que os filhos deverão seguir a seu talante; é o exemplo primeiro que os filhos enxergam para se tornarem pessoas de bem.

Um PAI responsável deve velejar à frente dos filhos mostrando-lhes como fazer e onde ir, depois disso sua missão estará cumprida e os filhos navegarão por seus próprios meios e escolherão seus destinos, cabendo ao PAI apenas acompanhar o progresso dos rebentos e torcer para que eles sejam felizes nas suas escolhas.

Um PAI responsável dá liberdade para que seus filhos vivam a vida que escolheram, mas, sobretudo, permite que seus filhos sejam eles mesmos.

O dia dos PAIS é quando nós, PAIS e filhos, devemos trazer à memória que os PAIS de hoje foram os filhos de ontem e que os atuais filhos, poderão ser os PAIS de amanhã.

Homenagem a todos os PAIS, e que os filhos lhes sejam tão bons quanto estes desejam que seus futuros filhos se tornem.

JAIR, Floripa, 08/08/10.

9 comentários:

Leonel disse...

Minha homenagem a você, e a outros bons filhos que se tornaram bons pais.
Abraços!

R. R. Barcellos disse...

- Síntese perfeita do "ser pai" ideal. Parabéns, Jair - também pela data...

C. Maluche disse...

O pai tem o filho, não para si, mas para que a humanidade seja presenteada.Parabéns pela data.
Abraços

JAIRCLOPES disse...

Obrigado a todos e que seus sonhos mais loucos se realizem.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

Filho.

Adri disse...

Adorei o texto paizao!!! Voce e o melhor pai do mundo!!! Um abracao enorme!!! Do teu filho!!!
Adri

Camila Paulinelli - CentaurusMedical disse...

Olá meu sogro querido,

Já vi muitos filhos se orgulharem dos pais, assim com meu irmão, eu e minha irmã nos orgulhamos do nosso.
Então, com esta percepção é muito gostoso ver como o Gu tem orgulho de você. Inúmeras são as atitudes felizmente sombreadas pela sua pessoa.
Acho que o Pai é realmente uma figura importantíssima na formação de um ser humamo. Você, além de uma figura exemplar, não deixaria a desejar como pai.

Parabéns pelo dia dos pais e apesar de ser sua nora, me sinto um pouco como filha também por gostar tanto de você.

Com muito carinho,

Camila.

JAIRCLOPES disse...

Obrigado Camomila! Você é ótima!

Dani Quartarolli disse...

Olá Jair. Adorei o texto. Não conheço meu pai biológico mas tenho um maravilhoso que resolveu me adotar ao se casar com minha mãe. Apesar de atrasado, FELIZ DIA DOS PAIS pra você e para o meu.
Um abraço!