domingo, 8 de agosto de 2010

Ser Pai



Ainda que não tenha, por nove meses, gestado o filho na barriga; ainda que não tenha passado pela, às vezes dolorosa, experiência do parto; ainda que não tenha, durante noites mal dormidas, amamentado o rebento cuja co-autoria é sua; ou ainda até que, biológicamente, não tenha contribuído com a formação daquele indivíduo, ser PAI, igualmente como aquela que por tudo isso passou, é ser tão responsável pelo filho que veio ao mundo, como a mãe mais dedicada e amorosa.

Mais do que provedor, o PAI é o esteio da família, é o pilar mestre que sustenta a estrutura familiar e lhe dá suporte; é a referência na qual os filhos se espelham para nortear suas decisões; é o farol que ilumina o caminho que os filhos deverão seguir a seu talante; é o exemplo primeiro que os filhos enxergam para se tornarem pessoas de bem.

Um PAI responsável deve velejar à frente dos filhos mostrando-lhes como fazer e onde ir, depois disso sua missão estará cumprida e os filhos navegarão por seus próprios meios e escolherão seus destinos, cabendo ao PAI apenas acompanhar o progresso dos rebentos e torcer para que eles sejam felizes nas suas escolhas.

Um PAI responsável dá liberdade para que seus filhos vivam a vida que escolheram, mas, sobretudo, permite que seus filhos sejam eles mesmos.

O dia dos PAIS é quando nós, PAIS e filhos, devemos trazer à memória que os PAIS de hoje foram os filhos de ontem e que os atuais filhos, poderão ser os PAIS de amanhã.

Homenagem a todos os PAIS, e que os filhos lhes sejam tão bons quanto estes desejam que seus futuros filhos se tornem.

JAIR, Floripa, 08/08/10.

9 comentários:

Leonel disse...

Minha homenagem a você, e a outros bons filhos que se tornaram bons pais.
Abraços!

R. R. Barcellos disse...

- Síntese perfeita do "ser pai" ideal. Parabéns, Jair - também pela data...

Cesar Maluche disse...

O pai tem o filho, não para si, mas para que a humanidade seja presenteada.Parabéns pela data.
Abraços

JAIRCLOPES disse...

Obrigado a todos e que seus sonhos mais loucos se realizem.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

Filho.

Adri disse...

Adorei o texto paizao!!! Voce e o melhor pai do mundo!!! Um abracao enorme!!! Do teu filho!!!
Adri

Camila Paulinelli disse...

Olá meu sogro querido,

Já vi muitos filhos se orgulharem dos pais, assim com meu irmão, eu e minha irmã nos orgulhamos do nosso.
Então, com esta percepção é muito gostoso ver como o Gu tem orgulho de você. Inúmeras são as atitudes felizmente sombreadas pela sua pessoa.
Acho que o Pai é realmente uma figura importantíssima na formação de um ser humamo. Você, além de uma figura exemplar, não deixaria a desejar como pai.

Parabéns pelo dia dos pais e apesar de ser sua nora, me sinto um pouco como filha também por gostar tanto de você.

Com muito carinho,

Camila.

JAIRCLOPES disse...

Obrigado Camomila! Você é ótima!

Dani Quartarolli disse...

Olá Jair. Adorei o texto. Não conheço meu pai biológico mas tenho um maravilhoso que resolveu me adotar ao se casar com minha mãe. Apesar de atrasado, FELIZ DIA DOS PAIS pra você e para o meu.
Um abraço!