domingo, 11 de julho de 2010

Pensando


Numa das mais cáusticas de minhas diatribes, na qual descrevi os desmandos que o Homo sapiens comete contra a natureza, me atrevi a inferir que uma formiga, numa visão formigal, contrária a visão antropocêntrica do homem, pensaria assim: “Afinal, para que servem os humanos?”. Complementando, quero dizer que o Planeta sem homens seria exuberante, mas sem os demais seres vivos o homem não sobreviveria. Então, para que servem os homens? Alguém se habilita a responder? JAIR, Floripa, 11/07/10.

8 comentários:

Zilda Santiago disse...

Somos os únicos seres pensantes.Uma formiga faz e fará sempre o seu trabalho da mesma maneira.O homem evoluiu e evolui...............Digo formiga,mas é válido para todos os irracionais.

Anônimo disse...

Respondendo seu questionamento e discordando da amiga Zilda, quero dizer que o homem evoluiu e evolui igual a rabo de cavalo = "Para baixo e para trás".

Alguém discorda que o mundo fica, a cada dia, pior e mais "desumano" ?

Carlos

JAIRCLOPES disse...

Carlos,
Obrigado pelo comentário e gostei do "desumano" entre aspas, acho que você entendeu o espírito do texto.

Unknown disse...

Vou acompanhar o Carlos; penso que o homem está destruindo o Planeta, e está matando os animais para comer a sua carne. Concordo que o mundo está cada dia mais "desumano".

Leonel disse...

Bem, à princípio, pelo menos o que consta é que o homem é o único que tem consciência do mundo e de todos os seus seres. Acredito que o único ser capaz de descrever o mundo seria o homem. Eu acho que a visão do mundo pelas formigas seria baseada apenas nos fatores que afetam diretamente a sua sistemática de vida. Possivelmente, o homem não tem nenhum papel que um formigueiro possa considerar.
Mas, o homem vive em constante atrito com o restante das espécies e com a própria natureza; se reproduz de forma descontrolada, destrói o meio ambiente, extermina desnecessariamente outros seres, e por aí afora.
Como fala o agente do filme MATRIX, o comportamento humano em relação À Terra é como o de um vírus: destrói o próprio organismo- hospedeiro.

R. R. Barcellos disse...

- Os homens servem para:
1. Explorar a natureza;
2. Poluir a natureza;
3. Falar mal de si próprios (pelo menos alguns deles, como você e eu).
- E chega. Para esgotar esse assunto, é mister um tratado de milhares de páginas.
- Um abraço.

Adri disse...

Somos partes da evolucao!!!

Augusto Ouriques Lopes disse...

Olha Pai,

Jah muito pensei sobre este assunto, e quase, quase mesmo cheguei a uma conclusao proxima a sua sobre a inutilidade dos homens. Mas nao cheguei lah, nao consegui aceitar que de nada a humanidade adianta. Para mim o maior (unica?) elemento de redencao da humanidade se resume em uma simples palavra: Arte.