domingo, 2 de maio de 2010

HEXADATILIA

Natália Guimarães

Consta que a miss Brasil de 2007, a belíssima Natália Guimarães, nasceu com seis dedos nas mãos. Problema resolvido com uma intervenção cirúrgica não muito complicada, quando ela era bebê ainda. Entre outros famosos com dedos a mais, Daniela Cicarelli é uma das mais comentadas por aí, no caso dela, em um dos pés.

Pois é, quando garoto em minha cidade natal, havia um colega de classe, de nome Carlos Fabris, vulgo Sabugo, que tinha seis dedos em cada pé, era até famoso por isso, gostava de mostrá-los. Muito depois, vim a saber que é um acaso não muito raro e chama-se hexadatilia, a qual atribui-se a uma má formação congênita que, em outras palavras, quer dizer mutação, herança genética. Existe vários graus, por assim dizer, dessa anomalia. Em alguns casos os dedos adicionais são apenas simulacros, não têm falanges que os tornem completos; em outros os dedos são perfeitos e funcionais.

Apesar da aparência esdrúxula de mão com seis dedos, em geral não causa problemas, há uma família em Brasília, onde várias pessoas entre pais, filhos, tios e sobrinhos têm essa anomalia, e nem por isso são menos hábeis com as mãos, a não ser para calçar luvas. Inclusive, um deles é um exímio tocador de cavaquinho. Dizem até que, não apesar dos seis dedos, e sim por causa deles.

Essa mutação genética, juntamente com outra chamada sindatilia, a qual consiste em ter dedos colados, geralmente dois a dois, não é uma mutação benéfica, tampouco prejudicial, trata-se de mutação inócua, ou seja, o portador não estará nem mais menos apto para a sobrevivência. Aliás, lembro que meu amigo Sabugo também tinha os dedos dos pés colados, dois a dois, o carinha era fera nesse negócio de mutação.

Abaixo, algumas fotos, não alteradas por photoshop, que chupei da internet, as quais ilustram vários casos de hexadatilia.


Radiografia mostrando a estrutura de mão hexadátila.


Pé feminino com seis dedos.

Inglês com hexadatilia em ambas as mãos.


Mão instrumentada para comemorar o hexa.


Por mais anônimos e discretos que os portadores de seis dedos sejam, a expectativa neste ano de Copa do Mundo de Futebol é de brilho fora do comum. Como o nosso futebol tem cinco títulos mundiais e é um dos favoritos para ganhar novamente, o título hexacampeão poderá ser explicitado em uma só mão dos hexadátilos, e isso os fará estrelas nas possíveis propagandas vindouras. JAIR, Floripa, 02/05/10.

7 comentários:

Carlos Ricardo Soares disse...

Este texto trouxe-me à memória um divertidíssimo e muito competente professor de Físico-Química cujo apelido era Seisdedos. Esqueci completamente o nome, mas ficou-me o apelido, pelo qual, aliás, era conhecido. A particularidade é que ele não tinha seis dedos.

R. R. Barcellos disse...

Em 23/3, o site g1.globo.com noticiou que um garoto chinês seria operado para corrigir uma polidatilia de 15 dedos nas mãos e 16 nos pés. Também já conheci gente assim - curiosamente, todos alegres e sem um traço de timidez. Boa matéria, Jair.

Joel. disse...

Jair. Lembra de quando certa vez nossa professora, D. Nadi de Pádua falou que a matemática é uma ciência absoluta onde não existe espaço para opiniões? Dizia ela: "Dois mais dois são quatro e acabou. Ninguem pode dizer minha opinião é de que são quatro". Em seguida falou: "Nessa fila existem seis cadeiras onde estão sentados seis alunos. Cada um tem dez dedos nos pés o que significa que nesta fila existem doze pés e sessenta dedos. Isso é ciência absoluta, isso é matemática". Logo em seguida, tirando os sapatos e mostrando os pés, verdadeiras lanchas, Sabugo falou: "Desta vez a matemática errou. Olhe: Tenho seis dedos em cada pé, portanto nesta fila existem sessenta e dois dedos."

JAIRCLOPES disse...

Joel,
Lembro perfeitamente dessa passagem, foi hilária. O Sabugo, além de gostar de ser Hexadátilo, era um sacana, aproveitou a deixa e fez todo mundo rir, acabou com a aula naquele momento.

Leonel disse...

Talvez ter dedos a mais não influencie em nada, mas eu não gostei das coisas que eu vi de um indivíduo que tem um dedo a menos...

Anônimo disse...

Eu tenho seis dedos em cada pé, mas infelizmente, não gosto muito, porque quando criança, na escola, meus colegas bagunçavam demais, colocavam os piores apelidos, por isso, só compro sapatos e sandálias que escondem. Os últimos dedos são totalmente colados e são feios...

Edimilson disse...

A Bíblia relata que Golias, o gigante que foi derrotado pelo pequeno David tinha seis dedos em cada mão. Na minha concepção será que os que tem essa anomalia não são descendentes desse gigante?