segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONTEMPLANDO O TEMPO


A coisa mais misteriosa e esplêndida que podemos imaginar é o TEMPO. Ele é fonte e motor de toda experiência humana concebível e vai até muito além, vai onde nossa imaginação abandona a fronteira do palpável e do visível, e contempla o apenas presumível, o etéreo. Ninguém e nenhuma coisa escapam à sua inclemência e sua obtusa regularidade que a tudo limita e em tudo influi, desde a coesão íntima das partículas subatômicas até a complexa mecânica dos conglomerados galácticos. Àqueles que se recusam quedar-se extasiados à sua força propulsora que, literalmente, move montanhas; e formular sua extrema admiração por essa “entidade” ubíqua e poderosa, dela não conseguirão esquivar-se, não lhes resta senão serem, como todos os demais, tratados com a imparcialidade e insensibilidade de sua marcha constante rumo ao infinito, pois o TEMPO não discrimina, não escolhe e não redime. Estas são pessoas mortas, seus olhos e suas mentes estão fechados para aquilo que é a mais formidável e drástica demonstração de inexorabilidade; para a beleza suprema só perceptível através da mente permeável à estética transcendente, se esta existe.

Saber que ele é imperturbável e absoluto nos dá a correta medida de nossa insignificância, de nossa transitoriedade. O Universo ao TEMPO tudo deve, pois ele é a quarta dimensão da matéria, sem ele nada existiria e nada teria razão de existir. O TEMPO simplesmente é, nada lhe perturba o andamento resoluto e pertinaz elevado a potência infinita. JAIR, San Diego, 10/05/10.

4 comentários:

R. R. Barcellos disse...

Haverá talvez um tempo em que seu belo texto em prosa se manifestará como o verdadeiro poema que é. Parabéns, e curta bastante a primavera californiana, enquanto eu desfruto de um sossegado outono. Abraços.

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Poeta e filosofo. O tempo e o relógio dividem espaço no cosmos e o bom de tudo isso é que evoluímos seguindo os dois ao mesmo tempo. Para tudo existe um tempo.
Mais uma vez... Parabéns. Abraços Heudes

Leonel disse...

Endereço chique, né!
O tempo é uma entidade que surge na poesia, na física e no senso comum, ás vezes até meio distorcida e mal compreendida.
Mas, quem realmente pode compreender o fluxo do tempo, seu papel no universo e na nossa vida?
Time goes by...

Joel disse...

Jair: Sim, é verdade, ele é inexorável. Com a palavra minha cabeça cujo lugar começam a aparecer meus primeiros cabelos brancos.