quarta-feira, 22 de junho de 2011

Acacallis cynea











Fui informado por meu amigo blogueiro Attico Chassot que hoje é o dia do Orquidófilo, de modo que, por ser orquidófilo, fiquei na obrigação de prestar homenagem a estas que em texto anterior chamei de “As mais belas flores do Planeta”, as maravilhosas orquídeas.
Então, como escrever algo a respeito dessas plantas que seja uma homenagem sincera e faça jus a sua beleza? Acho que posso ressaltar algo de exótico como a cor azul. Embora exista muita orquídea por aí apresentando várias tonalidades de azul, todas são “orquídeas de laboratório”, flores desenvolvidas a partir de cruzamentos entre espécies e até entre gêneros diferentes. Na natureza essa cor é rara, tão rara que os livros que tratam dessas flores costumam relatar a existência de apenas cinco espécies azuis. Entre essas espécies a que mais chama atenção por sua beleza é a Acacallis cynea, encontrável na floresta amazônica. No hotel que eu ficava hospedado em Manaus, hotel Tropical, existe um orquidário bem montado e bem cuidado com centenas de exemplares de orquídeas da região, o qual eu costumava frequentar para apreciar as lindezas que iam florindo em diversas ocasiões ao longo do ano. Dentre as tantas plantas existia uma, e apenas uma, Acacallis cynea, e ela florescia em novembro. O cuidador do orquidário sempre chamava minha atenção para quando ela estivesse prestes a desabrochar para que eu não perdesse o evento. Por dois ou três anos tive a satisfação de ver a Acacallis florida. Confesso que me emocionei cada vez.
Reproduzi aqui algumas fotos da bela Acacallis encontradas na internet porque as minhas fotos tiradas antes das máquinas digitais encontram-se em alguma gaveta por aí e não sei como achá-las. Fica aqui minha prova de veneração às mais belas flores do Planeta. JAIR, Floripa, 22/06/11.

8 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jair,
senti-me homenageado, mas se permitires transferirei a emocionante aula a minha mulher, que recebe cópia deste comentário, pois tem em orquídeas seu encantamento.
Com encantos a admiração do
attico chassot

Daniela disse...

Parabéns orquidófilos!!! As orquídeas são encantadoras, e vocês sabem cultivá-las para deixá-las ainda mais belas e especiais!! E excelente texto!!!

Anônimo disse...

Estava passeando pelos Blogs, aportei no seu... amei... PARABÉNS!! Assim mesmo, com letra maiúscula. Mais uma vez vejo a necessidade de fazer um blog para poder adicionar jóias como essa, para não perdê-la.Abraço Neusa (gaúcha)

Leonel disse...

Amigo, minha relação com as orquídeas se resume a um livro sobre as belezas do Brasil, onde havia um capítulo dedicado a essas plantas, com fotos lindas, que eu li na minha adolescência, e uma visita que fiz a um orquidário na serra fluminense, há alguns anos atrás.
Mas você, como sempre arrasou no post!
Sua Acacallis é mesmo linda!
Abraços!

Adri disse...

Feliz dia do Orquidófilo!!

R. R. Barcellos disse...

- Sou um "florófilo" e como tal tenho algumas orquídeas espalhadas pela casa - nenhuma de coleção, mas todas belas. Parabéns a todos os amantes dessas lindas flores.

Almirante Águia disse...

Jair
Quando coloquei aquela imagem de orquídeas (Cattleya tenuis) em meu útimo post lá no Terra, fiz pensando na apreciação que ambos, você e Luiza, já expressaram sobre estas flores. A foto foi tirada na Serra do Cristal, na cidade de Morro do Chapéu/ BA. Local um tanto ermo, onde estive trabalhando, até então, distante dos ataques tecnológicos, porém estradas já estão sendo abertas para a instalação de um parque eólico. Com isto, fauna e flora pedem socorro, apesar das medidas mitigatórias que tentam curativar os impactos ambientais.

Muito linda esta orquídea.

Camila Paulinelli disse...

Parabéns a todos que sabem apreciar tamanha beleza