segunda-feira, 1 de março de 2010

ARTESANIA, UM DESAFIO



A partir de minha curiosidade natural, andei fazendo uma incursão pelo artesanato. Descobri em uma feira de artesãos um cidadão que cortava moedas e confeccionava pingentes bem originais e bonitos a partir de moedas sem valor. O artesão era muito simpático e me proporcionou informações, de forma que eu pudesse me arriscar na feitura dos artigos. Mesmo sendo um bisonho neófito poderia obter resultado satisfatório. O desafio, mais que qualquer outra coisa, me moveu a tentar alguma coisa no sentido de transformar numismas desprezadas em delicada bijuteria. Minha habilidade manual estava para ser testada. Parti para comprar o material necessário: torno de bancada pequeno, brocas de baixíssimo calibre, furadeira elétrica a bateria, arco de serra tico-tico, serras finas, uma retificadora manual, esmeris pequenos e variados, limas de diversas formas, tudo como mostrado abaixo:




Bem, a delicadeza do trabalho e a mão firme necessária, não facilitam que o iniciante obtenha um resultado ótimo, mas alguma coisa interessante pode aparecer como os exemplos abaixo:
Moeda íntegra, início do recorte
e já vazada faltando acabamento.

Exemplos de moeda recortadas




Moeda de um Balboa de prata



Tiradentes de bronze



Elisabeth II de cobre


Minha preferida

Quero me desculpar pela qualidade das fotografias que, como os leitores podem observar, atestam que não tenho tanta intimidade com a arte de Daguerre. JAIR, Floripa, 02/03/10.


6 comentários:

angela disse...

Muito bonitas as moedas, gostei do resultado. Parabéns pela coragem.
As fotos em minha ignorante opinião estão boas.
abraços

Adri disse...

Que legal essa arte heim!!! um dia irei me desafiar a tentar fazer um desses pinjentes... Gostei das fotos pai..

R. R. Barcellos disse...

Jair, você é:
a) um artífice, por usar a técnica;
b) um artesão, por usar as mãos;
c) um artista, por usar a sensibilidade.
Não é de admirar que até as fotos saiam tão boas. Parabéns.

Artes da Marga disse...

Olá Jair!
Seu trabalho é lindo e seu coração é de ouro. Colocou as ferramentas utilizadas dando asas a imaginação de outras pessoas. Mas uma coisa é certa: Vc pode até dar o passo à passo, mas a beleza da finalização da arte é sua e única. Eu adorei todas elas. Parabéns. As fotos a meu ver ficaram ótimas, é que vc como todo artista, deve ser perfeccionista rsrsrs
Receba meu abraço
Margarida

viviane noguchi disse...

Jair, vc conhece alguém que faz este trabalho aqui em SP? Gostei muuito e queria dar de presente a uma amiga...
Obrigada
Vivi
vivinoguchi@gmail.com

Léia disse...

Interessante a matéria sobre as moedas, parabéns pelo empenho das esculturas. Meu filho tem uma coleção de moedas antigas, qualquer dia escolho uma bem bizarra para um pingente. Abraços.