Fui informado por meu amigo blogueiro Attico Chassot que hoje é o dia do Orquidófilo, de modo que, por ser orquidófilo, fiquei na obrigação de prestar homenagem a estas que em texto anterior chamei de “As mais belas flores do Planeta”, as maravilhosas orquídeas.
Então, como escrever algo a respeito dessas plantas que seja uma homenagem sincera e faça jus a sua beleza? Acho que posso ressaltar algo de exótico como a cor azul. Embora exista muita orquídea por aí apresentando várias tonalidades de azul, todas são “orquídeas de laboratório”, flores desenvolvidas a partir de cruzamentos entre espécies e até entre gêneros diferentes. Na natureza essa cor é rara, tão rara que os livros que tratam dessas flores costumam relatar a existência de apenas cinco espécies azuis. Entre essas espécies a que mais chama atenção por sua beleza é a Acacallis cynea, encontrável na floresta amazônica. No hotel que eu ficava hospedado em Manaus, hotel Tropical, existe um orquidário bem montado e bem cuidado com centenas de exemplares de orquídeas da região, o qual eu costumava frequentar para apreciar as lindezas que iam florindo em diversas ocasiões ao longo do ano. Dentre as tantas plantas existia uma, e apenas uma, Acacallis cynea, e ela florescia em novembro. O cuidador do orquidário sempre chamava minha atenção para quando ela estivesse prestes a desabrochar para que eu não perdesse o evento. Por dois ou três anos tive a satisfação de ver a Acacallis florida. Confesso que me emocionei cada vez.
Reproduzi aqui algumas fotos da bela Acacallis encontradas na internet porque as minhas fotos tiradas antes das máquinas digitais encontram-se em alguma gaveta por aí e não sei como achá-las. Fica aqui minha prova de veneração às mais belas flores do Planeta. JAIR, Floripa, 22/06/11.
Aqui você encontra as discutíveis opiniões do autor sobre os mais diversos assuntos, os quais ele nem sempre conhece mas mesmo assim dá pitacos.
Meu caro Jair,
ResponderExcluirsenti-me homenageado, mas se permitires transferirei a emocionante aula a minha mulher, que recebe cópia deste comentário, pois tem em orquídeas seu encantamento.
Com encantos a admiração do
attico chassot
Parabéns orquidófilos!!! As orquídeas são encantadoras, e vocês sabem cultivá-las para deixá-las ainda mais belas e especiais!! E excelente texto!!!
ResponderExcluirEstava passeando pelos Blogs, aportei no seu... amei... PARABÉNS!! Assim mesmo, com letra maiúscula. Mais uma vez vejo a necessidade de fazer um blog para poder adicionar jóias como essa, para não perdê-la.Abraço Neusa (gaúcha)
ResponderExcluirAmigo, minha relação com as orquídeas se resume a um livro sobre as belezas do Brasil, onde havia um capítulo dedicado a essas plantas, com fotos lindas, que eu li na minha adolescência, e uma visita que fiz a um orquidário na serra fluminense, há alguns anos atrás.
ResponderExcluirMas você, como sempre arrasou no post!
Sua Acacallis é mesmo linda!
Abraços!
Feliz dia do Orquidófilo!!
ResponderExcluir- Sou um "florófilo" e como tal tenho algumas orquídeas espalhadas pela casa - nenhuma de coleção, mas todas belas. Parabéns a todos os amantes dessas lindas flores.
ResponderExcluirJair
ResponderExcluirQuando coloquei aquela imagem de orquídeas (Cattleya tenuis) em meu útimo post lá no Terra, fiz pensando na apreciação que ambos, você e Luiza, já expressaram sobre estas flores. A foto foi tirada na Serra do Cristal, na cidade de Morro do Chapéu/ BA. Local um tanto ermo, onde estive trabalhando, até então, distante dos ataques tecnológicos, porém estradas já estão sendo abertas para a instalação de um parque eólico. Com isto, fauna e flora pedem socorro, apesar das medidas mitigatórias que tentam curativar os impactos ambientais.
Muito linda esta orquídea.
Parabéns a todos que sabem apreciar tamanha beleza
ResponderExcluir